Escola Secundária Marquês de Pombal

Publicações e notícias sobre a Escola Secundária Marquês de Pombal

Lisboa Futebol Clube. A equipa que dá pontapé no “contexto complicado” e vence na Europa

in Diário de Notícias, 24/02/2025

Ruben Neto, aluno do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão Desportiva no ano letivo 2024/2025 colabora no projeto Em Jogo Pela Democracia, dinamizado pela Community Champions League.

Livro escrito por professora da Escola Secundária Marquês de Pombal retrata um grupo de alunos que liderou um movimento de preservação do velho Café Martinho da Arcada

Será que a literatura e o seu ensino podem mobilizar a sociedade em defesa do património cultural? Nestas páginas, irá descobrir que sim. Este livro transporta-nos para a Lisboa dos anos 80, onde alunos da Escola Secundária Marquês de Pombal, sob a orientação da sua professora e a partir do contacto com a poesia de Fernando Pessoa, lideraram um movimento de preservação do velho Café Martinho da Arcada contra a descaracterização e perda de significado histórico.

Através de uma narrativa detalhada, revelam-se os bastidores desta luta, desde a redacção de um abaixo-assinado até à criação da Associação Pessoana dos Amigos do Martinho da Arcada (APAMA), da angariação de fundos para a sua recuperação e salvaguarda até à sua transformação, exclusivamente em restaurante, contrariando o projecto original e os objectivos da APAMA.

Este livro é um manifesto apaixonado sobre o poder de a literatura inspirar novos interesses e paixões e desencadear mudanças na sociedade. Defende também o papel fundamental do professor de Português como transmissor de um legado cultural, que desafia imposições e métodos, evidenciando o contraste entre o sentido da literatura, arte da palavra, e o utilitarismo de um texto funcional.

A SIC esteve na ESMP a acompanhar o projeto "Cinéma, cent ans de jeunesse"

No passado 29 de maio de 2024 a SIC esteve na Escola Secundária Marquês de Pombal a acompanhar a preparação do filme a apresentar na edição deste ano do projeto Cent Ans de Cinéma, promovido pela Associação Filhos de Lumière.
Entre 3 e 7 de Junho, Lisboa recebeu pela primeira vez o encontro final no âmbito do programa internacional Le Cinéma, Cent Ans de Jeunesse, que encerra o ano letivo 2023/2024 com a apresentação dos filmes-ensaio realizados por alunos do ensino básico e secundário de 50 escolas de 14 países de todo o mundo, na qual participam 11 escolas portuguesas.
A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, parceira desde o seu início com Os Filhos de Lumière (coordenadores do projeto em Portugal desde 2006), recebe neste ano, os participantes e realizadores de todos os filmes, que virão partilhar as suas experiências a partir do tema “Olhar o Outro – O Gesto Documental”.
Os Filhos de Lumière é uma associação cultural criada em 2000, no âmbito do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. A associação desenvolve atividades de educação para o Cinema, através de um método participativo que pretende desenvolver o pensamento crítico sobre a imagem, descobrindo simultaneamente o cinema. Os Filhos de Lumière desenvolvem regularmente atividades para estudantes entre os 6 e os 18 anos, professores e mediadores culturais, em todo o país.

IP Património publica E-Book "Rotas dos Azulejos-Autoria Leopoldo Battistini"

“Por determinação ministerial, Leopoldo Battistini é transferido para a Escola Industrial Marquês de Pombal, em Lisboa e, ao abrigo das cláusulas do contrato, o Governo cede-lhe o último andar do Paço de S. Vicente, para nele instalar a sua oficina, que transformou num verdadeiro ambiente de requintado gosto, pelo mobiliário, pelas tapeçarias, pelas obras de arte.”

Assim se refere Leopoldo Battistini e a Escola Secundária Marquês de Pombal na publicação “Rota Autoria Leopoldo Battistini”, da série “Rotas dos Azulejos”.

Esta publicação da IP Património, editada em dezembro de 2023, faz uma restrospetiva da vida e obra do artista, nascido em Itália, reconhecido pintor que se destacou na criação de painéis de azulejos que ainda hoje podem ser vistos em variados locais, como estações ferroviárias.

A publicação pode ser consultada na íntegra no site da IP Património