Escola Secundária Marquês de Pombal

Conclusão do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior

Para quem está a terminar o Ensino Secundário e quer saber mais sobre o acesso ao ensino superior.

Cursos Cientifico-Humanísticos

Para concluir o Ensino Secundário no ano letivo de 2024/2025 é necessário realizar três exames nacionais, sendo obrigatória a realização do exame nacional de Português/PLNM.

Os exames nacionais realizados podem ser utilizados como provas de ingresso para o ensino superior

Cursos Profissionais de Nível IV

Para concluir o Ensino Secundário é necessário ter avaliação positiva em todos os módulos, realizar a Formação em Contexto de Trabalho e a Prova de Aptidão Profissional. Não é obrigatória a realização de exames nacionais.

O acesso ao ensino superior pode ser feito com a realização de exames nacionais ou através do concurso próprio para Cursos Profissionais

REGIME DE ACESSO A ENSINO SUPERIOR PARA ALUNOS DOS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL IV

Acesso ao Ensino Superior para alunos beneficiários de Ação Social Escolar

Os estudantes do ensino secundário beneficiários do escalão A de Ação Social Escolar podem concorrer ao ensino superior público, no âmbito do Concurso Nacional de Acesso, através do contingente prioritário para candidatos beneficiários de Ação Social Escolar, com 2% das vagas para a 1.ª fase ou, quando inferior, duas vagas.

Podem concorrer às vagas deste contingente prioritário:

  1. a) Os estudantes que nunca estiveram matriculados em instituição de ensino superior pública em curso conferente de grau e que sejambeneficiários do escalão Ada ação social escolar;
  2. b) Os estudantes oriundos daRegião Autónoma dos Açoresque nunca estiveram matriculados em instituição de ensino superior pública em curso conferente de grau e que sejam beneficiários dos escalões I e II da ação social escolar a que se refere o artigo 94.º do Decreto Legislativo Regional n.º 18/2007/A, de 19 de julho, na sua redação atual;
  3. c) Os estudantes oriundos daRegião Autónoma da Madeiraque nunca estiveram matriculados em instituição de ensino superior pública em curso conferente de grau e que sejam beneficiários do escalão I da ação social educativa a que se referem os artigos 4.º e 6.º da Portaria n.º 58/2023, de 31 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 561/2023, de 28 de julho, das Secretarias Regionais da Educação, Ciência e Tecnologia e das Finanças do Governo Regional da Madeira.

Candidatura ao ensino superior

Os estudantes que pretendam candidatar-se ao ensino superior público às vagas deste contingente prioritário, têm que realizar uma candidatura online ao concurso nacional e assinalar o contingente na plataforma de candidatura online.

A comprovação da condição de beneficiário de ação social escolar é feita através da ficha ENES 2025. Os candidatos beneficiários de ação social escolar devem confirmar que a escola secundária indica essa situação na ficha ENES 2025.

Cursos aos quais podem concorrer

Todos os cursos de todas as instituições de ensino superior públicas com vagas no Concurso Nacional de Acesso de 2025 contemplam o contingente prioritário para candidatos beneficiários de ação social escolar.

Saiba mais sobre exames nacionais AQUI

Links úteis:

https://www.dges.gov.pt/pt – informações sobre o acesso ao ensino superior, vagas, concursos, pré-requisitos, prazos

https://infoescolas.medu.pt/– informações sobre cursos superiores – provas de acesso, médias de acesso, vagas, empregabilidade e outras estatísticas