Escola Secundária Marquês de Pombal

Associação de Estudantes

O que é:
Uma associação de estudantes é um grupo de alunos do respetivo estabelecimento de ensino básico, secundário, superior ou profissional com objetivo de desenvolver a criação de projetos, campanhas e debates que ajudem no conhecimento e funcionamento da escola, apresentando propostas sobre as mesmas.


Para que serve uma associação de estudantes:
As associações de estudantes (AE) podem desenvolver projetos e/ou atividades diversas – campanhas, iniciativas ambientais, debates, atividades recreativas, culturais e artísticas, de desporto, interescolares, políticas e de representação de alunos/as, entre outras.


Quais os órgãos que compõem uma associação de estudantes:
As associações de estudantes (AE) têm os seguintes órgãos: A Assembleia-geral que é constituída por um presidente, um vice-presidente e secretario/a; A Direção constituída por um presidente, vice-presidente, secretario/a e tesoureiro/a e dois /três vogais; O Conselho fiscal constituído por um presidente, vice-presidente e secretário/a.

  • A Assembleia-geral compete, entre outras, a aprovação do plano de atividades, a aprovação e alteração dos estatutos e a aprovação do relatório de atividades;
  • A Direção (órgão máximo) tem como principal função executivo a gestão da associação e Coordenação;
  • O Conselho Fiscal, este órgão compete essencialmente o controlo de contas da associação;
  • Secretário (o secretário é quem está a par das datas importantes e certifica-se de que as mesmas estão em ordem é que se realizam);
  • Tesoureiro/a (o tesoureiro é quem faz um resumo da situação financeira da associação para apresentar nas reuniões);
  • Vogal (o/a vogal é alguém que representa o departamento e ajuda em qualquer situação necessária)
  • A associação de estudantes poderá ter também diversos departamentos. Cada departamento pode especializar-se numa área especifica para atender melhor as necessidades dos estudantes. Por exemplo:
    • Coordenação e organização de eventos (o Departamento de Organização e Coordenação de Eventos tem como objetivo celebrar diferentes ocasiões ao longo do ano letivo para dinamizar e aproximar a comunidade escolar);
  • Fotografia e cinema (O Departamento de Fotografia e Cinema, deverá dinamizar mostras de cinema, palestras e conversas sobre o mesmo, mas também tirar as fotografias dos eventos da AE e organizar atividades relacionadas com a fotografia);
  • Comunicação e design (o Departamento de Comunicação e Design, um núcleo que ambiciona criar uma imagem apelativa e cativante da lista, concebendo uma identidade visual/estética que possa acompanhar a identidade ideológica. Aplicando vários princípios da comunicação e do design, este núcleo ficará encarregue da gestão das redes sociais e da partilha dos comunicados, assim como de outras funções);
  • Desporto (Este departamento será responsável por organizar iniciativas (torneios/jogos, palestras…) no âmbito do desporto e da atividade física.);
  • Conhecimento e Educação (o departamento de conhecimento e educação, será responsável por organizar palestras educativas como por exemplo educação sexual, escolha de áreas do secundário, cursos universitários, saúde mental, ambiente, comunidade LGBTQIA+ e quais quer outros assuntos relacionados com os mesmos)

Constituição da Associação de Estudantes 2023/2024

Direção
Presidente
Catarina Silvério Bom Homem Leal 12ºA
Vice-presidente
Inês Filipes Fernandes 12ºA
Secretário
Ricardo Miguel Lima Fernandes 12ºA
Tesoureiro
Cristiano Ronaldo Branquinho Pimentel 12ºPGD
Vogal
Salif Alexandre Carlos Nunes 12ºA
Vogal
Carolina Silvério Bom Homem Leal 12ºA
Vogal
Gustavo dos Santos Cavaco Algés Pires 11º B
Assembleia Geral
Presidente
Ryan Santos da Conceição 12ºPMUL
Vice-presidente
Sofia da Costa Guimarães Fernandes 12ºPGD
Secretária
Ana Rita Rocha Ferreira 10ºC
conselho Fiscal
Presidente
Letícia Ramos Rodrigues 12ºA
Vice-presidente
Ângela Fabiana Silva Marques 12ºA
Secretária
Laís Viana Brooman 12ºB

Propostas para 2023/2024

  • Caixas higiénicas
  • Caixas de preservativos
  • Sala para os alunos
  • Novas portas nas casas de banho
  • Rampas nas escadas para pessoas com dificuldades (cadeira de rodas)
  • Torneios desportivos
  • Palestras educativas (educação sexual, escolha de áreas do secundário, cursos universitários, saúde mental, ambiente, comunidade LGBTQIA+)
  • Criar um site para disponibilizar resumida de matéria, testes, exames e fichas
  • Baile de finalistas
  • Anuário do 12º ano (álbum de fotografias) para recordação
  • Voluntariado (banco alimentar, recolha de lixo)
  • Caixa com sugestões de como animar a escola durante o ano escolar
  • Aquecedores na escola
  • Debates dentro da escola (sessões)
  • Abertura da capela para as pessoas com religião poderem fazer as suas orações
  • Criação de clubes na escola, exemplos:
    • Clubes desportivos (basquete, futebol, voleibol)
    • Clube de música
    • Clube de xadrez
    • Clube de banda desenhada
    • Clube de rádio
    • Clube de jornalismo
    • Clube de fotografia