
Mostra de Curtas-Metragens dá palco à criatividade dos alunos de Multimédia


No passado dia 9 de junho, pelas 16h30, a sala de audiovisuais da escola transformou-se num verdadeiro cinema para acolher a Mostra de Curtas-Metragens realizada pelos alunos do 10.º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia.
O evento contou com a presença de professores, pais e encarregados de educação, que assistiram com entusiasmo aos filmes produzidos pelos alunos ao longo do ano letivo. Esta mostra foi o culminar de um trabalho criativo e técnico desenvolvido nas disciplinas específicas do curso, refletindo o empenho, a originalidade e a capacidade de trabalho em equipa dos jovens realizadores.
A iniciativa teve como principal objetivo dar visibilidade ao talento dos estudantes, bem como divulgar o potencial do Curso Profissional de Multimédia, uma oferta formativa que alia competências técnicas em audiovisual, design gráfico, edição de vídeo e som, entre outras áreas fundamentais no mundo digital.
A escola congratula todos os participantes pelo excelente trabalho apresentado e agradece a presença da comunidade educativa neste momento tão especial.
Com grande orgulho, a Escola Secundária Marquês de Pombal esteve representada neste prestigiado encontro por alunos do 11.º e 12.º anos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, que participaram ativamente ao longo do ano na criação de um filme-ensaio documental, explorando o tema proposto para esta edição: “Filmar o Outro – O Gesto Documentário”. Esta experiência envolveu um processo criativo e formativo que conjugou o estudo do património cinematográfico com a prática de realização, orientada por cineastas e professores.
Durante os cinco dias do encontro, foram apresentados e discutidos em Lisboa cerca de 40 filmes-ensaio produzidos por alunos de 15 países — da Europa, América do Sul, Ásia e, pela primeira vez, África do Sul. Os nossos alunos tiveram assim a oportunidade de partilhar o seu trabalho com jovens de outras culturas, participar em debates e assistir a sessões especiais com Pedro Costa, Dominique Cabrera (cujo mais recente filme foi exibido) e Alain Bergala, referência internacional na pedagogia do cinema.
Este encontro foi uma oportunidade única de aprendizagem, troca cultural e afirmação do talento dos nossos jovens, mostrando a importância da educação artística e do cinema como ferramenta de pensamento crítico e expressão.