Alunos

Professores

Encarregados de Educação

 

 

O Centro QUALIFICA presta serviços especializados na qualificação de adultos com idade igual ou superior a 18 anos que procurem uma qualificação e, excecionalmente, jovens que não se encontrem a frequentar modalidades de educação ou de formação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho.

 

Tem um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Assim:

  • Ajudamos os jovens e os adultos a encontrarem respostas educativas e formativas adequadas ao seu percurso de vida e às suas necessidades
  •  Desenvolvemos Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) que permitem uma certificação escolar de nível básico (equivalente aos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade) ou de nível secundário (equivalente ao 12.º ano).

(O Centro Qualifica da ESMP foi criado pelo Despacho n.º 1971/2017, de 8 de março.)

 

ETAPAS DE INTERVENÇÃO:

O Centro Qualifica assegura as seguintes etapas de intervenção:

Acolhimento – inscrição do candidato (jovem ou adulto) e seu esclarecimento, considerando a missão e o âmbito de intervenção do Centro. Independentemente do percurso de qualificação que venha a ser seguido os candidatos devem trazer:

1. Fotografia tipo passe atualizada;

2. Documento de identificação válido (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Autorização de Residência) ;

3. Certificado de Habilitações;

4. Curriculum Vitæ,

 

 Diagnóstico – A etapa de Diagnóstico consiste na análise do perfil do candidato, através de entrevista, questionários, análise do percurso escolar e profissional, com o objetivo de identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas); Com o apoio de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências, o candidato pode começar a elaborar o seu Portfólio de Desenvolvimento Vocacional, que consiste numa compilação organizada de diversos documentos e dos resultados das atividades de Diagnóstico e Orientação.

Informação e Orientação – Nesta etapa o candidato é confrontado com com diferentes opções de qualificação inscritas no Quadro Nacional de Qualificações, no sentido de identificar o seu projeto 2/6 individual de educação e qualificação profissional, tendo presente opções realistas de prosseguimento de estudos e/ou de integração no mercado de trabalho e a forma de implementação desse projecto.

Encaminhamento – Tendo em conta as etapas anteriores e com base nas ofertas de qualificação disponíveis no Sistema Nacional de Qualificações existentes na área de residência ou de trabalho do candidato, e na sua disponibilidade e interesses procede-se ao encaminhamento para:

 Uma oferta de educação e/ou formação profissional.

 Um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC. Caso os candidatos tenham entre 18 e 23 anos inclusive, terão de possuir pelos menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada.

 

 

 

Sunday the 5th - ESMP