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Professores

Encarregados de Educação

 

A história da Escola Marquês de Pombal está e ficará para sempre intimamente ligada à história do Ensino Técnico, e a sua criação exprime uma das primeiras e mais importantes concretizações dentro do pensamento dominante da organização e desenvolvimento do ensino industrial e comercial. Ao longo dos seus 130 anos de existência, a Escola Marquês de Pombal tem contribuído de forma relevante para a formação de técnicos qualificados necessários ao desenvolvimento económico e social do nosso país, como foi oficialmente reconhecido, aquando da outorga como Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública, em 20 de Outubro de 1990.

Atualmente estamos confrontados com a necessidade de (re)criar uma identidade, promover a imagem e o prestígio da instituição, melhorar a qualidade das aprendizagens e, consequentemente, os resultados escolares dos alunos e combater o flagelo do abandono escolar.

É tendo em conta estes desafios e a nossa matriz histórica que projetamos o futuro, alicerçado num projeto que visa:

1- (Re)criar uma identidade própria da escola, conhecida e defendida por toda a comunidade escolar. Uma organização escolar capaz de responder aos desafios que se lhe colocam, orientada pelos princípios de equidade e justiça, assente no primado da absoluta centralidade do “bem comum”, constitui um vetor estruturante dessa identidade, cuja construção assenta em propostas concretas, fundadas na sua realidade, para a qual contribuirão professores, profissionais não docentes, alunos, pais e outros intervenientes da comunidade envolvente.

2- Consolidar a Escola como entidade privilegiada para intervir numa perspetiva de educação e formação de jovens e adultos para a vida ativa.

3- Aprofundar a ligação da Escola às empresas e às associações empresariais.

4- Criar as condições necessárias para a negociação de um contrato de autonomia.

Numa instituição com as estas características – com uma oferta de cariz técnico e profissionalizante – a possibilidade de uma maior autonomia nos domínios da organização pedagógica e curricular, na gestão dos recursos humanos e da gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeira, é uma condição essencial para a concretização do nosso Projeto. Este é um projeto ambicioso porque acredito que a nossa escola (os seus professores, os seus colaboradores, os seus alunos, os seus parceiros) tem futuro. E esse futuro começa agora.

 

O Diretor,

Jaime Manuel Alves dos Santos Carlos

 

Thursday the 29th - ESMP