Alunos

Professores

Encarregados de Educação

O ensino vocacional pretende assegurar a criação de uma oferta de ensino coordenada com empresas que procure dar resposta a necessidades relevantes destas e do desenvolvimento económico do país, nomeadamente de cariz regional, bem como responder ao interesse dos jovens que, no final da escolaridade obrigatória, pretendam ter uma saída profissional concreta, sem que tal prejudique a possibilidade de prosseguirem estudos de nível superior.

 

O QUE SÃO?

Os cursos do ensino vocacional têm como objetivo a criação de condições para o cumprimento da escolaridade obrigatória, a redução do abandono escolar precoce e o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades, científicas, culturais e de natureza técnica, prática e profissional que permitam uma melhor integração no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos.

 

PARA QUE NÍVEIS DE ENSINO?

O ensino vocacional compreende cursos de nível básico (de um ou de dois anos) e secundário (de dois anos).

 

DESTINATÁRIOS

Os cursos do ensino vocacional do ensino básico têm como público-alvo os alunos a partir dos 13 anos de idade que manifestem constrangimentos com os estudos do ensino regular e procurem uma alternativa a este tipo de ensino, designadamente aqueles alunos que tiveram duas retenções no mesmo ciclo ou três retenções em ciclos diferentes.

Os cursos vocacionais de 3.º ciclo do ensino básico com uma duração de um ano destinam-se aos alunos que com duas retenções no mesmo ciclo ou três ou mais retenções em ciclos diferentes, tenham a frequência do 9.º ano ou dupla retenção no 8.º ano.

Os cursos vocacionais de 3.º ciclo do ensino básico com uma duração de dois anos destinam-se aos alunos com, no mínimo, o 6.º ano de escolaridade e duas retenções no mesmo ciclo ou três retenções em ciclos diferentes.

Os cursos vocacionais de nível secundário destinam-se aos alunos que concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, completaram 16 anos de idade ou que, tendo frequentado o ensino secundário, pretendem reorientar o seu percurso escolar para uma oferta educativa mais técnica, designadamente os que se encontrem em risco de abandono escolar.

 

NOTA: O acesso a estes cursos não é obrigatório e exige o acordo dos encarregados de educação sempre que o aluno tiver menos de 18 anos de idade.

 

PARA FAZERES A TUA PRÉ-INSCRIÇÃO CLICA NO LINK ABAIXO:

PRÉ-INSCRIÇÃO NA ESMP

Thursday the 14th - ESMP